sexta-feira, 28 de novembro de 2008

11- IGREJAS, VOLTEM PARA OS CAMINHOS DO TEU DEUS VOLTEM À FÉ REFORMADA

Segundo os relatos Bíblicos o povo de Deus sempre esteve andando em desobediência e se desviando dos caminhos de Deus para atender seus próprios interesses.
Hoje em nossos dias, a situação se repete, a maioria esmagadora das Igrejas estão desviadas do evangelho de Cristo, evangelho este que foi ensinado a Paulo depois transmitida para Agostinho em seguida para Lutero, Calvino e Spurgeon.
Hoje as Igrejas desviadas dos caminhos de Deus adotam teologias sinergistas acreditando que o homem tem uma participação em conjunto com Deus, ou seja, tudo gira em torno do homem, inclusive Deus, “retirando” desta forma a glória de Deus de ser um Deus planejador, onipotente, onisciente.
As Igrejas precisam voltar para o caminho de Deus e crer no verdadeiro evangelho pregado por Cristo que foi ensinado a Paulo depois para Agostinho em seguida para Lutero, Calvino e Spurgeon.
Estou convencido que se Lutero estivesse em nosso meio ele reformaria novamente as nossas Igrejas, e por esta razão é importante que as igrejas reavaliem sua posição e voltem para a teologia monergista, ou seja, a fé reformada que Lutero aprendeu e nos ensinou.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

10- Nossas escolhas estão nas mãos de Deus

Existem teorias teológicas que nos mostram que existe uma ação do homem em conjunto com Deus. Do ponto de vista humano, essa teologia tem razão, nós realizamos nossas tarefas, escolhemos tudo em nossas vidas, roupas cônjuge, se queremos seguir ou não a Cristo, profissão e etc...
Do ponto de vista Bíblico, foi Deus quem nos criou nos deu fé, porque a fé é um dom de Deus (Efésios 2:8), foi Deus quem formou cada parte do nosso corpo, cérebro, mente, temperamento, personalidade e antes de sair palavra de nossa boca Ele já sabia o que iríamos dizer (Salmos 139), foi Deus quem nos deu nossa família e sabemos que o ser humano também é produto do meio, e por estas razões podemos afirmar que Deus nos deu nossos gostos e isso interfere diretamente nas nossas escolhas.
É de suma importância lembrarmos que Deus nos escolheu e nos predestinou antes da fundação do mundo (Efésios 1: 4,). O mérito de nossos gostos e escolhas é de Deus, pois foi Ele quem nos criou, o mérito de nós termos aceitado a Cristo não é nosso é de Deus, pois foi Ele quem nos escolheu (João 15:16), o próprio espírito quem nos convenceu (João 16:8) e sem Ele não poderíamos ver ou entender algo sobre Deus.
A vida cotidiana nos dá uma falsa impressão que nós fazemos escolhas, mas na verdade, avaliando o poder criativo, soberano de Deus e Sua onisciência, chegaremos a conclusão que todas as escolhas já estavam dentro dos planos de Deus.
A ação do homem em conjunto com Deus subestima o poder criativo de Deus, Sua onisciência, Sua soberania e Sua Glória, pois dá impressão que Deus não planejou nada e Deus não sabe das coisas que irão acontecer. Sigamos confiantes que tudo está nas mãos de Deus até nossos gostos e escolhas.

Veja mais estudos em http://www.monergismo.com/

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

9- CHAMADOS À EVANGELIZAR

Nós cristãos, crentes na FÉ REFORMADA somos chamados de “calvinista” não por qualquer tipo de devoção a um homem ou a um sistema filosófico, mas por estarmos convencidos de que todas as verdades que historicamente sempre estiveram debaixo não eram outra coisa senão o cristianismo bíblico.
Por sermos os detentores do verdadeiro cristianismo é que devemos ser evangelizadores como é ensinado em Marcos 16:15. Quanto mais claramente tivermos assimilado o evangelho, tanto mais apaixonados havemos de nos entregar a evangelização, sigamos o exemplo de Paulo, Lutero, Calvino e Spurgeon que foram grandes pregadores do evangelho de Cristo.
É completamente incorreto analisar um evangelizador calvinista assim: “ele é calvinista; todavia, apesar disso, é evangelizador, o correto é dizer ele é um calvinista e portanto é um evangelizador.
Obviamente não somos responsáveis pelo sucesso evangelístico, somos responsáveis pela fidelidade à tarefa de evangelizar. Deus em sua soberania salvará aqueles que Ele quiser quando e onde quiser.

* Extraído e adaptado de Thomas Ascol (Uma lição de Spurgeon acerca do evangelismo).

terça-feira, 11 de novembro de 2008

8- PODERÍAMOS RESISTIR A VONTADE DE DEUS?

Antes de nossa conversão estávamos mortos e completamente cegos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:2 e Colossenses 2:13) quando o Espírito Santo nos convenceu dos nossos pecados da justiça de Deus e do Juízo que estar por vir (João 16:8).
Quando estávamos mortos poderíamos enxergar o plano de salvação sem a intervenção de Deus, sem o toque do Espírito Santo? A Bíblia é clara e diz que não, Ela diz quem nos convence é o Espírito Santo, ou seja, quem abre os nossos “olhos” e os nossos entendimentos é o Espírito Santo.
Poderia eu ter fé sem que Deus a colocasse em meu coração? Poderia eu gerar fé por mim mesmo? A fé é um Dom de Deus (Efésio 2:8) e só podemos ver as coisas de Deus se Ele nos contemplar com o dom da fé!
Poderíamos resistir tão maravilhosa graça, tão maravilhosa salvação e o excelso amor de Deus quando o Espírito Santo nos tocou, nos convenceu? Poderíamos resistir o amor de Deus?
Lembre-se do Apostolo Paulo ele era um grande perseguidor da Igreja de Cristo, mas quando Deus o chamou ele não resistiu. Lembre-se de Jonas, pode ele fugir dos planos de Deus? Não! Pode não se cumprir os planos de Deus na vida de José do Egito? Os planos de Deus sempre são cumpridos e jamais frustrado!
Primeiro precisamos lembrar quem é Deus e em segundo precisamos lembrar quem somos nós! O amor de Deus é irresistível, o chamado de Deus é irresistível, a salvação de Deus quem sou eu para negar! Quando Deus faz o chamado quem somos nós para dizer não, podemos negar os planos e os propósitos de Deus, tendo em vista que todas as coisas já estavam escritas antes da fundação do mundo!(Efésios 1:4; Apocalipse 17:8) A soberania de Deus é sobre tudo inclusive sobre a nossa vontade de servir ou não servir a Ele e na hora que Ele quer!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

7- DEUS PLANEJADOR

Nós Cristão do século XXI precisamos reavaliar o nosso entendimento sobre o Deus soberano e planejador, é fundamental essa auto contestação, para crescermos na graça e no entendimento.
Avaliando o versículo de Apocalipse 13: 8b “...esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo”. Neste versículo fica claro que Deus antes da fundação do mudo, já tinha entregue Jesus Cristo como Cordeiro para morrer na Cruz. Observe: antes do homem pecar Deus já havia planejado sacrificar o Cordeiro.
Um outro versículo que também vale destacar é Efésios 1: 4, que diz: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. Neste versículo fica claro o planejamento de Deus em nos eleger antes da fundação do mundo.
Em muitos outros versículos na Bíblia como, por exemplo, MT 13: 35, Lucas 11:50 e João 17: 24 nos dão certeza de que Deus planejou tudo antes da fundação do mundo ou seja antes de tudo existir. Estes versículos nos afirmam com toda segurança que tudo já estava planejado e escrito por Deus.
É importante lembrarmos que tudo foi e é para a glória de Deus como está relatado em Romanos 11:36 “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.
Precisamos firmar a nossa Fé em um Deus planejador, soberano e não firmar a nossa Fé em um “Deus” que a medida que as coisas vão se desencadeando Ele vai agindo, realizando e corrigindo, como se Deus não fosse onipotente e onisciente, como se Deus não tivesse planejado tudo, como se Deus errasse!

Medite nos Salmos 139,
Graça e Paz
Anderson de Carvalho Borges