segunda-feira, 17 de novembro de 2008

10- Nossas escolhas estão nas mãos de Deus

Existem teorias teológicas que nos mostram que existe uma ação do homem em conjunto com Deus. Do ponto de vista humano, essa teologia tem razão, nós realizamos nossas tarefas, escolhemos tudo em nossas vidas, roupas cônjuge, se queremos seguir ou não a Cristo, profissão e etc...
Do ponto de vista Bíblico, foi Deus quem nos criou nos deu fé, porque a fé é um dom de Deus (Efésios 2:8), foi Deus quem formou cada parte do nosso corpo, cérebro, mente, temperamento, personalidade e antes de sair palavra de nossa boca Ele já sabia o que iríamos dizer (Salmos 139), foi Deus quem nos deu nossa família e sabemos que o ser humano também é produto do meio, e por estas razões podemos afirmar que Deus nos deu nossos gostos e isso interfere diretamente nas nossas escolhas.
É de suma importância lembrarmos que Deus nos escolheu e nos predestinou antes da fundação do mundo (Efésios 1: 4,). O mérito de nossos gostos e escolhas é de Deus, pois foi Ele quem nos criou, o mérito de nós termos aceitado a Cristo não é nosso é de Deus, pois foi Ele quem nos escolheu (João 15:16), o próprio espírito quem nos convenceu (João 16:8) e sem Ele não poderíamos ver ou entender algo sobre Deus.
A vida cotidiana nos dá uma falsa impressão que nós fazemos escolhas, mas na verdade, avaliando o poder criativo, soberano de Deus e Sua onisciência, chegaremos a conclusão que todas as escolhas já estavam dentro dos planos de Deus.
A ação do homem em conjunto com Deus subestima o poder criativo de Deus, Sua onisciência, Sua soberania e Sua Glória, pois dá impressão que Deus não planejou nada e Deus não sabe das coisas que irão acontecer. Sigamos confiantes que tudo está nas mãos de Deus até nossos gostos e escolhas.

Veja mais estudos em http://www.monergismo.com/

Nenhum comentário: