terça-feira, 23 de dezembro de 2008

16- VOLTEMOS ÀS NOSSAS ORIGENS CRISTÃ

A Igreja de Cristo foi reformada por Martinho Lutero em 1517 porque a igreja havia se afastado muito de suas origens e de seus ensinamentos, daí em diante nós cristão ficamos conhecidos como protestantes, pois passamos a professar a fé reformada.
Lutero foi um grande homem de Deus e ele professava a teologia monergista, como muitos homens de Deus antes de Lutero. A teologia monergista nos ensina que Deus providencia tudo para o homem inclusive a salvação por Jesus Cristo, ou seja, a salvação emana toda ela de Deus sem parcerias com o homem, esta teologia também nos ensina que Deus planejou tudo antes da fundação do mundo. Vários homens de Deus também professaram a mesma teologia que Lutero, foram eles Calvino e Spurgeon.
Após Lutero aflorou a teologia sinergista reportada por Jacó Armínio, esta teologia professa que a salvação depende da cooperação entre Deus e o homem e que Deus em seus feitos realiza de acordo e conforme as coisas vão acontecendo sem um planejamento prévio.
Estas teologias são completamente opostas apresentando idéias completamente antagônicas, apesar destas diferenças a maioria dos Cristãos de hoje não sabem diferenciá-las. E importante ressaltar que a Bíblia é a palavra de Deus é um livro sagrado, verdadeiro e sem contradições.
É importante sabermos que mesmo nós não querendo assumir uma posição entre do sinergismo ou monergismo, mesmo inconsciente estaremos inseridos dentro de uma delas, pois qualquer igreja segue e uma destas teologias, então para não seguirmos como leigos é melhor conhecer as diferenças antagônicas que elas apresentam.
A nossa herança é fortemente enraizada na Reforma de Lutero, ou seja, monergista. Se quisermos uma igreja verdadeira, temos que voltar à nossa herança reformada monergista. Se vamos nos chamar Cristãos protestantes, temos que seguir nossos antecessores em sua busca pela pureza bíblica para com as doutrinas. Voltemos a Reforma hoje!

Um comentário:

Anônimo disse...

Anderson,
Gostei muito dos textos que você escreveu.
Eu também acredito que as nossas igrejas precisam de uma reforma, pois pregamos a graça mas, na verdade somos legalistas. O evangelho de Cristo tem perdido a sua verdadeira essencia; dificilmente temos visto e experimentado o sobrenatural de Deus nas igrejas. Será que Cristo não opera mais como o vemos nas escrituras? Nossos líderes religiosos não se preocupam mas em cuidar das ovelhas, limpando e sarando as suas feridas. È mais fácil mandá-la para fora do aprisco.
um abraço,