terça-feira, 23 de dezembro de 2008

15- O HOMEM E A GRAÇA DE DEUS


Estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1; Colossenses 2:13) e nesta condição estávamos separado de Deus e completamente cegos para as verdades de Deus (Isaias 59:2), não poderíamos entender e nem ver as coisas sobre Deus e não teríamos condições alguma de gerar fé de nós mesmos para avistarmos que estávamos longe de Deus e que éramos escravo do pecado.
Deus com Sua Graça e infinita misericórdia, através do seu Espírito Santo nos Deu fé (Efésios 2:8) e nos fez enxergar que éramos pecadores e que estávamos separados de Deus. Jamais poderíamos enxergar as coisas de Deus sem a intervenção Dele, sem que Deus nos concedesse o Dom da fé.
Não foi escolha nossa ter fé ou que o Espírito Santo nos mostrasse que estávamos separados de Deus (João 16: 8). Não foi escolha nossa que Deus nos mostrasse a sua Graça e a sua salvação, foi Ele quem nos escolheu e nos convenceu e nos predestinou para a Sua Glória (Efésios 1:5).
A salvação é gratuita e integralmente proveniente de Deus para nós, o homem morto em delitos e pecados não tinha e não tem condições alguma de ter participação em conjunto com Deus em sua salvação. Obviamente, Deus providenciou todo o plano de salvação bem como o nosso convencimento através do seu Espírito Santo (João 16: 8).
Para concluirmos, a nossa fé veio da parte de Deus o convencimento veio do Espírito Santo a Salvação veio por Jesus Cristo, o homem não fez nada, até a sua própria fé foi dada e medida segundo o querer de Deus. Deus fez assim para que o homem não se glorie (Efésios 2:8)!

Nenhum comentário: