segunda-feira, 4 de agosto de 2008

3- Uma vez salvo sempre salvo?

Para entendermos a questão acima, precisamos compreender que Deus é onipotente, ou seja, ele é todo poderoso, e é um Deus planejador e organizado.
Diante da onipotente de Deus podemos nos apoiar em Efésios 1: 4 -6 que diz: Deus Como “nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” Assim como este versículos acima muitos outros versículos como: Romanos 8: 29-30, Gálatas 1:15, João 6:37, 44, e 65; João 10: 27-29, Lucas 18:7 são bastantes claros quanto a ELEIÇÃO e a PREDESTINAÇÃO que Deus realizou, elegendo antes da fundação do mundo os seus. Também Deus escolhe antes da fundação do mundo quem iria se salvar e quem iria se perder, ou seja, vaso para honra e vaso para desonra como dizem os versículos de Romanos 9:10-23; II Timóteo 2: 20-23 e João 6: 64 precisamos entender que tudo é segundo a vontade de Deus como dizem os versículos de Romanos 11:36 e Efésios 16. A propósito, quem somos nós para dizer que Deus é injusto? Leia Romanos 9:14-16. Deus endurece o coração de que ele quer , como é dito em: Êxodo 7:3 e João 12:40.
Para reforçar mais o entendimento da Eleição soberana de Deus podemos fazer uma analogia da eleição da igreja de Cristo com o povo de Israel,veja em Deuteronômio 4:37; Salmos 105:6e Deus escolheu um povo e Deus escolheu o Povo de Israel não porque este tinha algo de bom, mas pela graça de Deus Deuteronômio 7: 7-8; 10:15; 7:6; 9:6.
Precisamos também entender que os salvos terão prazer em servir a Deus, os salvos crerão e terão fé porque Deus colocará fé em seu coração, Por um acaso você pode gerar fé em seu coração por si só? Entenda que quem dá a fé é Deus, quem faz você crer é Deus e só crer quem Deus escolheu. Nada provem do homem para Deus e sim todas as coisas vêm de Deus para o Homem, por exemplo: a Fé é um Dom de Deus (Efésios 2:8), ou seja, quem dar é Deus. Somente podemos fazer o bem segundo a intervenção de Deus Romanos 3:10-12 e 23-26, Efésios 2: 8-10.
Uma pessoa eleita salva pode se afastar de Deus?, A resposta é sim! Ela pode se afastar do caminho de Deus mas ela não perde a salvação, mas esta pessoa perde a alegria da salvação como o ocorrido com Davi Salmos 51:12 “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”. Deus pode permitir o afastamento de um salvo para fazê-lo amadurecer, sabemos que tudo é para a glória de Deus.
Diante destes versículos Bíblicos podemos afirmar seguramente que os eleitos são os salvos e quem é salvo, sempre salvo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante. Eu concordo, mas com um "porém": A pessoa verdadeiramente salva NÃO vai se afastar de Deus, pelo menos por muito tempo. A pessoa verdadeiramente salva vai manifestar fruto consistente com a sua conversão, e afastamente é fruto de uma conversão falsa. Temos ampla evidência, tanto na Bíblia quanto nas igrejas evangélicas de hoje, de "falsos convertidos". Jesus se refere a eles na "Parábola do Semeador" em Marcos 4; também, quando Ele compara as casas constuídas, uma na aréia e uma na rocha. Hoje em dia temos, segundo de alguns "experts", somente um em cada dez pessoas nas igrejas evangélicas verdadeiramente salvas (veja: "Crentes que precisams de salvação" • Paris Reidhead • Ed. Betânia). Porém, uma vez uma pessoa seja "verdadeiramente" salva, será SEMPRE salva! Por quê? Rom. 8.29-30 diz: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes ã imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou." Percebeu que é o mesmo grupo o tempo todo sendo conhecido, predestinado, chamado, justificado e glorificado? Amém!