sábado, 24 de dezembro de 2016

37- A PERSEGUIÇÃO DA IGREJA HOJE

As perseguições aos cristãos sempre foram muito violentas, eram verdadeiras carnificinas com apedrejamentos, crucificações, mortes a fio da espada, muitos cristão foram martirizados e dados aos leões na arena do Coliseu entre outras situações. Cristãos foram perseguidos em todo o mundo por diversas autoridades como exemplo: Nero (54 a 68 d. C.); Tertuliano (160-225 d.C.) e Maria I conhecida como Maria sanguinária (1553 a 1558 d.C.).
O fato é que quanto mais a Igreja de Cristo era perseguida mais fiel se tornava, crescia e se espalhava pela face da Terra ( Atos 13) e por essa razão e que provavelmente o inimigo mudou de estratégia.
A partir do século IV houve uma completa inversão, de clandestina e perseguida a Igreja passou a ser oficial e tornou-se dominadora e os perseguidores passou a adentrar as fileiras da igreja em busca de benefícios. Embora o número de cristãos aumentou astronomicamente a pureza da igreja quase desapareceu. Só com a reforma no século 16 houve o retorno da pureza em parte da igreja.
Hoje no século XXI a perseguição veio de forma despercebida a primeira é a falsa sensação de que a igreja não é mais perseguida e a segunda é a mudança despercebida de nossa forma de pensar.
A sensação de que a igreja não é mais perseguida vem desenvolvendo em muitos membros de nossas igrejas um estado de comodismo o que provoca a pouca busca pela Palavra de Deus e da Oração. Nesse estado a igreja passou a evangelizar menos, contribuir menos, não abrir mais igrejas filiais e muito menos enviar missionários. Nossos conhecimentos sobre a Bíblia e nossa intimidade com Deus tornou-se superficiais.
A mudança despercebida de nossa forma de pensar vem ocorrendo pelo assédio constante de informações e ideologias sociais sedutoras porém anticristã e nós recebemos a todo o instante veiculada pelas mídias de massa como internet, TV, rádios, peças teatrais, cinema, revistas, jornais e livros, além de comumente estar em todos os seguimentos de ensino. É um verdadeiro assédios cultural com objetivo de mudar o senso comum, ou seja, despercebidamente a nossa forma de pensar.
Esses ataques culturais tem o objetivo da diluição do entendimento do evangelho, fazendo com que verdades absolutas se tornem relativas e que argumentos sociais estejam acima de verdades bíblicas.
Precisamos mais que nunca sermos santos (separado do mundo) e estarmos ancorados na Palavra de Deus para não sermos arrastados pela persuasão das ideologias que regem esse tempo presente. Precisamos lembrar que a igreja primitiva viveu todos os seus dias na ilegalidade e na pobreza e foi mais pura e poderosa do que nunca.
Anderson de Carvalho Borges


Nenhum comentário: