sábado, 28 de agosto de 2021

55- MÚSICA DE LOUVORES E TEOLOGIA NO CARDÁPIO

 


A música de louvores a Deus é doçura como mel em seus lábios e na ponta da língua, mas também é leite (Hebreus 5. 13), já a Teologia, é o estudo bíblico e não tem diferenças entre um e o outro, é o alimento sólido (Hebreus 5. 14) é comparado a um à la carte de bife com batatas fritas.

Anderson de Carvalho Borges


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

54 - LIVRE-SE DO SEU EU E SE LANCE EM CRISTO

 


Aprender, ensinar e pregar a sã doutrina bíblica de Jesus Cristo é o que um coração sincero e quebrantado deseja e assim é o que agrada Deus.

Constantemente precisamos mortificar o nosso egoíco eu e descentralizá-lo e assim centralizar Cristo em nossas vidas e desagradar a falsas doutrinas que nos bajulam e nos fazem inflar de cargos e privilégios e assim nos lançar eternamente em um profundo deleite em Cristo!

Por vezes para ter o deleite em Cristo é necessário desagradar a homens e a nossa vulnerável congregação e custará ficar fora do círculo de influências e de ter voz, muitas vezes custará ficar veladamente proibido de pregar e de ministrar estudos bíblicos.

Anderson de Carvalho Borges

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

53 - DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A IGREJA REFORMADA E A IGREJA RENOVADA

A igreja reformada é aquela que tem suas bases formadas por Jesus Cristo e na inerrante e inefável Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada. Esta Igreja guarda os ricos e deleitosos ensinos proveniente dos primórdios da igreja, sua doutrina e regulamentos são provenientes de documentos e livros históricos que registram a confissão de fé, reuniões, concílios e  Reforma Protestante utilizando todas essas ferramentas informativa para alcançar uma igreja separada do mundo e do ego.

A igreja renovada vem de um movimento evangélico que reporta um avivamento que existe a menos de duzentos anos e sua base está focada nos dons do Espírito Santo, como exemplo os dons de línguas estranhas, dando mais ênfase no emocional do público, com músicas  e cultos que afloram as emoções e com pouco e débil ensino da Palavra de Deus e apelos para conversão insistentes.

Anderson de Carvalho Borges

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

52- O CONFRONTO DO MEU EU COM O ENSINO BÍBLICO


 No processo de ensino bíblico ocorre um confronto do meu eu (ego) com as verdades absolutas da inerrante e inefável Palavra de Deus e por essa razão é natural ter resistências, rejeições e recusas iniciais.

Nesse confronto, quando o conhecimento é absorvido ocorre a inevitável mudança de mente (metanoia) e crescimento na graça e no conhecimento (2 Pedro 3:18). Só existe aprendizagem se houver mudanças. Se há confronto, então houve operação do Espírito e o confronto é uma das evidências do que a pessoa pertence a Ele.

Somente os iluminados pelo Espírito Santo sofrerão a metanoia com o ensino bíblico que florescerá em mudanças (Hebreus 6:-4-5-6).

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17”

Anderson de Carvalho Borges

Anderson de Carvalho Borges

 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

51 - A ESCOLA CONFECIONAL E NÓS

 O ensino é uma área fundamental para a formação do caráter da criança e do adolescente e com urgência nós cristão precisamos olhar com uma ótica política, cultural e acima de tudo cristã e dar a devida importância sobre a construção dos saberes nos indivíduos.

Nenhum ensino é mais impactante do que a de pais piedosos que ensina seus filhos e a sua geração, porém muitas famílias conheceram o evangelho a pouco tempo e portanto nem todas as famílias têm pais assim e nesse contexto a escola bíblica e a escola confessional pode realizar um importante papel.

No ensino brasileiro existe uma carência de uma escola sem ateísmo e marxismo cultural e por essa razão é necessário emergencialmente que nossas igrejas e denominações desenvolva ou tenha uma ampla distribuição da escola confessional em especial o ensino fundamental e médio por serem basilares na formação do caráter do indivíduo.

Hoje muitas de nossas denominações não tem uma escola confessional, e quando tem é pouco distribuído e difundido e isso nos faz perder espaço nas famílias e consequentemente na sociedade.

Se muitas das denominações cristãs já tivessem se despertado o quanto a importância da escolarização confessional, a realidade de nosso país seria outra e teríamos um quadro muito melhor quanto o moral e ética das nossas crianças, adolescentes e jovens.

As nossas igrejas ter uma instituição de ensino confessional é fundamental para oferecer para as nossas famílias extensivos a sociedade uma alternativa de ensino que separarmos o santo do profano.

Anderson de Carvalho Borges.