sábado, 26 de junho de 2021

48- INTELECTUALIDADE TEOLÓGICA NÃO É ESPIRITUALIDADE


Se intelectualidade teológica fosse sinônimo de baixa espiritualidade a maioria dos nossos pastores estariam maus. Paulo de Tarso, Agostinho de Hipona, João Calvino, Jonathan Edwards, bem como outros homens de Deus teriam vivido uma vida espiritual de péssima qualidade, porém foram homens que sob a Graça de Deus conduziram eficientemente o bastão do Evangelho e da Paz, contudo mesmo os estudiosos de teologia mais brilhantes são apenas pecadores que precisam ser salvos.

Em bora muitos em nosso meio não saiba, a intelectualidade teológica é o dom de mestre (1 Coríntios 12 :28; Efésios 4:11), um favor imerecido de Deus, porém esse dom sem vida de oração, sem vida com Deus é compatível com a morte espiritual e não tem serventia para o corpo de Cristo, assim também a intelectualidade musical na adoração, bem como, outros dons sem a graça de Deus não tem serventia para a edificação da Igreja (João 15:5; 1 Coríntios 12: 4 -31 e Efésios 4:11-16).

A intelectualidade teológica humilhada dentro dos propósitos de Deus pode dar passos largos no ensino das Escrituras Sagradas e contribui para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo e para defender a Igreja do sincretismo religioso, do liberalismo e outras heresias que insistentemente tentam infiltrar em nossas igrejas.

Anderson de Carvalho Borges


domingo, 20 de junho de 2021

47- OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E AS NOSSAS FAMÍLIAS

 

Muitos meios de comunicações que nos cercam hoje que trabalham com o objetivo de desmoralizar a família tradicional cristã e denegrir o Cristianismo puro e simples de Jesus. Com o intuito de alertar as famílias é que venho indicar o livro SEGREDOS DA GUERRA PSICOLÓGICA que nos ajuda a ser mais críticos quanto os objetivos de muitas mídias de comunicações que estão instaladas em nosso país, assim estaremos mais alertas para proteger nossas famílias e combater emissoras de comunicações nocivas que nos cercam.

O livro SEGREDOS DA GUERRA PSICOLÓGICA trata de uma História real de uma rádio tipo convencional do serviço de inteligência do Exército Americano utilizada na Segunda Guerra mundial contra os Nazistas e tinha o propósito de tentar desmoralizar o exército inimigos, semeando o máximo de confusão entre as suas tropas e provocações, a fim de acelerar o seu desmoronamento. Para o sucesso de funcionamento dessa rádio o cuidado com a sutileza das informações, entretenimento conquistador deveria ser eficaz. Deveria ter um extremo cuidado com os jargões e vocabulários utilizados, pois qualquer erro na inflexão da voz ou no sotaque do locutor poderia significa o afastamento temporário de um certo número de ouvintes irritados, no caso de uma emissora secreta pretendendo passar por alemã, tais incidentes trairiam imediatamente a estação e poderiam conduzir ao fim de sua existência útil.

Boa leitura e que o Espirito Santo os ilumine o entendimento!

Anderson de Carvalho Borges

sábado, 19 de junho de 2021

46 - COMO ESCOLHER UM LIVRO CRISTÃO PARA LER E CRESCER ASCENDENTEMENTE NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO SOBRE DEUS?

 

Quando for escolher um livro cristão para ler não escolha primeiramente pelo título, tema desejado ou o mais atraente, ESCOLHA LIVROS PELOS AUTORES e depois por títulos. Os autores com mais profundidade no ensino sobre a inerrante Palavra de Deus, vida cristã e teologia são os que fizeram a reforma e/ou viveram a pós-reforma. Estes autores tinham uma profunda intimidade com Deus eram homens de intensa oração e voraz no estudo das Escrituras Sagradas e por essa razão os seus escritos são alimento sólido para o espírito.

Os autores da reforma e pós-reforma que escreveram muitos livros e que sobreviveram ao tempo e chegaram até a nossa geração foram: Jonathan Edwards; John Owen; John Flavel; J. C. Ryle; Thomas Watson; A. W. Pink; John Knox; Willian Perkins; Charles Spurgeon; Jhon Bunyan,. Martinho Lutero, João Calvino.

Os autores contemporâneos que bebem destes autores da reforma e pós-reforma que também escrevem com excelência posso citar: J. I. Packer; Joel Beeke; D. M. Lloyd-Jones; R.C. Sproul; Paul Washer e Gise Van Baren; Paulo Jr; Algusto Nicodemus; Hernandes Dias Lopes e Josemar Bessa.

Tenha uma ótima leitura, que o Espirito Santo ilumine os vossos corações!

Anderson de Carvalho Borges