sábado, 16 de outubro de 2021

NISSO PENSAI E FALAI

 ...Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai... (Filipesis 4: 8) ...Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.... (Mateus 12:34b) ...falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por todas as coisas a Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo... (Efésios 5: 19 e 20)

A cultura moderna

 

A nossa cultura moderna nos hipnotizou costumeiramente a entender o vulgar como comum.

Anderson Borges

sábado, 11 de setembro de 2021

56 - PARA O HOMEM EXERCER A AUTORIDADE NO LAR

 

Para o homem exercer a autoridade no lar é necessário: não fugir da responsabilidade de liderança do lar; quebrar o seu ego; mortifica a sua carne; ser exemplo; se entregar todos os dias por amor a sua esposa e se necessário for de uma vez por todas; serve a família; prover o sustento; organizar a sua casa; se doar pela sua família; realizar o culto no lar; se empenhar em conhecer mais sobre Cristo para ensinar sua esposa e filhos; é o primeiro a acordar no domingo para ir participar da comum união da EBD (escola bíblica dominical) e estudos bíblicos; encorajar seus filhos a estudarem a Bíblia Sagrada na EBD e em casa; ensinar, corrigir e educar e estabelecer limites aos seus filhos; com amor e necessário for se coloca em atrito com seus filhos para indicar a direção de Cristo; é um esposo e pai participativo; orar por sua esposa e filhos; cumprir os seus deveres conjugais e dando prioridade a satisfação de sua esposa; desempenhar o papel de sacerdote do lar; apontar o caminho de Cristo para a sua família e imitar a Cristo.
Anderson de Carvalho Borges.

sábado, 28 de agosto de 2021

55- MÚSICA DE LOUVORES E TEOLOGIA NO CARDÁPIO

 


A música de louvores a Deus é doçura como mel em seus lábios e na ponta da língua, mas também é leite (Hebreus 5. 13), já a Teologia, é o estudo bíblico e não tem diferenças entre um e o outro, é o alimento sólido (Hebreus 5. 14) é comparado a um à la carte de bife com batatas fritas.

Anderson de Carvalho Borges


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

54 - LIVRE-SE DO SEU EU E SE LANCE EM CRISTO

 


Aprender, ensinar e pregar a sã doutrina bíblica de Jesus Cristo é o que um coração sincero e quebrantado deseja e assim é o que agrada Deus.

Constantemente precisamos mortificar o nosso egoíco eu e descentralizá-lo e assim centralizar Cristo em nossas vidas e desagradar a falsas doutrinas que nos bajulam e nos fazem inflar de cargos e privilégios e assim nos lançar eternamente em um profundo deleite em Cristo!

Por vezes para ter o deleite em Cristo é necessário desagradar a homens e a nossa vulnerável congregação e custará ficar fora do círculo de influências e de ter voz, muitas vezes custará ficar veladamente proibido de pregar e de ministrar estudos bíblicos.

Anderson de Carvalho Borges

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

53 - DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE A IGREJA REFORMADA E A IGREJA RENOVADA

A igreja reformada é aquela que tem suas bases formadas por Jesus Cristo e na inerrante e inefável Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada. Esta Igreja guarda os ricos e deleitosos ensinos proveniente dos primórdios da igreja, sua doutrina e regulamentos são provenientes de documentos e livros históricos que registram a confissão de fé, reuniões, concílios e  Reforma Protestante utilizando todas essas ferramentas informativa para alcançar uma igreja separada do mundo e do ego.

A igreja renovada vem de um movimento evangélico que reporta um avivamento que existe a menos de duzentos anos e sua base está focada nos dons do Espírito Santo, como exemplo os dons de línguas estranhas, dando mais ênfase no emocional do público, com músicas  e cultos que afloram as emoções e com pouco e débil ensino da Palavra de Deus e apelos para conversão insistentes.

Anderson de Carvalho Borges

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

52- O CONFRONTO DO MEU EU COM O ENSINO BÍBLICO


 No processo de ensino bíblico ocorre um confronto do meu eu (ego) com as verdades absolutas da inerrante e inefável Palavra de Deus e por essa razão é natural ter resistências, rejeições e recusas iniciais.

Nesse confronto, quando o conhecimento é absorvido ocorre a inevitável mudança de mente (metanoia) e crescimento na graça e no conhecimento (2 Pedro 3:18). Só existe aprendizagem se houver mudanças. Se há confronto, então houve operação do Espírito e o confronto é uma das evidências do que a pessoa pertence a Ele.

Somente os iluminados pelo Espírito Santo sofrerão a metanoia com o ensino bíblico que florescerá em mudanças (Hebreus 6:-4-5-6).

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16-17”

Anderson de Carvalho Borges

Anderson de Carvalho Borges

 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

51 - A ESCOLA CONFECIONAL E NÓS

 O ensino é uma área fundamental para a formação do caráter da criança e do adolescente e com urgência nós cristão precisamos olhar com uma ótica política, cultural e acima de tudo cristã e dar a devida importância sobre a construção dos saberes nos indivíduos.

Nenhum ensino é mais impactante do que a de pais piedosos que ensina seus filhos e a sua geração, porém muitas famílias conheceram o evangelho a pouco tempo e portanto nem todas as famílias têm pais assim e nesse contexto a escola bíblica e a escola confessional pode realizar um importante papel.

No ensino brasileiro existe uma carência de uma escola sem ateísmo e marxismo cultural e por essa razão é necessário emergencialmente que nossas igrejas e denominações desenvolva ou tenha uma ampla distribuição da escola confessional em especial o ensino fundamental e médio por serem basilares na formação do caráter do indivíduo.

Hoje muitas de nossas denominações não tem uma escola confessional, e quando tem é pouco distribuído e difundido e isso nos faz perder espaço nas famílias e consequentemente na sociedade.

Se muitas das denominações cristãs já tivessem se despertado o quanto a importância da escolarização confessional, a realidade de nosso país seria outra e teríamos um quadro muito melhor quanto o moral e ética das nossas crianças, adolescentes e jovens.

As nossas igrejas ter uma instituição de ensino confessional é fundamental para oferecer para as nossas famílias extensivos a sociedade uma alternativa de ensino que separarmos o santo do profano.

Anderson de Carvalho Borges.

sábado, 24 de julho de 2021

50- A JUVENTUDE DEVE SABOREAR



O Estudo da Palavra de Deus tem sabor, tem gosto delicioso dos Céus. Quando a juventude deixa de estudar a Palavra estão deixando de saborear. Muitos jovens estão vivendo como uma criança que rejeita uma sobremesa deliciosa que nunca provou e acha que não gosta, aquela coisa de criança que não quer provar, assim vão perdendo uma das delícias da vida cristã que é saborear e deleitar-se na Palavra de Deus e na teologia.
Anderson de Carvalho Borges.

sábado, 10 de julho de 2021

49- A LIDERANÇA DO MARIDO E PAI

A liderança do marido e pai deve ser amorosa semelhante a de Cristo para com a Igreja (Efésios 5:25; 1 Coríntios 11.3), esta deve ser a liderança espiritual de sua família e portanto deve apontar o caminho do culto, da reverencia, adoração a Deus e serviço do Reino, das Escrituras Sagradas e isso exige estudo e dedicação à Palavra de Deus (Romanos 12:7) e a interceder por eles em oração (Jó 1:5; I Samuel 1:27).

No Dia do Senhor este líder deve ser o primeiro se levantar e encorajar a sua família a se alegrar, servir e se deleitar na casa do Senhor (Salmos 122:1).

Esta liderança é humilhada para com sua esposa e seus filhos, é o primeiro a educar, a ensinar a Palavra e o cotidiano (Provérbios 22:6, Efésios 6:4; Colossenses 3:21; Provérbios 19:18), o primeiro a servir, o primeiro a se doar, o primeiro a amar, o primeiro a perdoar, o primeiro a dar a outra face e o primeiro a entregar a sua a vida por eles e a guardar a sua família (Lucas 11:21).

A sua vida deve ser um culto constante e a sua casa deve ser uma igreja.

Anderson de Carvalho Borges

sábado, 26 de junho de 2021

48- INTELECTUALIDADE TEOLÓGICA NÃO É ESPIRITUALIDADE


Se intelectualidade teológica fosse sinônimo de baixa espiritualidade a maioria dos nossos pastores estariam maus. Paulo de Tarso, Agostinho de Hipona, João Calvino, Jonathan Edwards, bem como outros homens de Deus teriam vivido uma vida espiritual de péssima qualidade, porém foram homens que sob a Graça de Deus conduziram eficientemente o bastão do Evangelho e da Paz, contudo mesmo os estudiosos de teologia mais brilhantes são apenas pecadores que precisam ser salvos.

Em bora muitos em nosso meio não saiba, a intelectualidade teológica é o dom de mestre (1 Coríntios 12 :28; Efésios 4:11), um favor imerecido de Deus, porém esse dom sem vida de oração, sem vida com Deus é compatível com a morte espiritual e não tem serventia para o corpo de Cristo, assim também a intelectualidade musical na adoração, bem como, outros dons sem a graça de Deus não tem serventia para a edificação da Igreja (João 15:5; 1 Coríntios 12: 4 -31 e Efésios 4:11-16).

A intelectualidade teológica humilhada dentro dos propósitos de Deus pode dar passos largos no ensino das Escrituras Sagradas e contribui para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo e para defender a Igreja do sincretismo religioso, do liberalismo e outras heresias que insistentemente tentam infiltrar em nossas igrejas.

Anderson de Carvalho Borges


domingo, 20 de junho de 2021

47- OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E AS NOSSAS FAMÍLIAS

 

Muitos meios de comunicações que nos cercam hoje que trabalham com o objetivo de desmoralizar a família tradicional cristã e denegrir o Cristianismo puro e simples de Jesus. Com o intuito de alertar as famílias é que venho indicar o livro SEGREDOS DA GUERRA PSICOLÓGICA que nos ajuda a ser mais críticos quanto os objetivos de muitas mídias de comunicações que estão instaladas em nosso país, assim estaremos mais alertas para proteger nossas famílias e combater emissoras de comunicações nocivas que nos cercam.

O livro SEGREDOS DA GUERRA PSICOLÓGICA trata de uma História real de uma rádio tipo convencional do serviço de inteligência do Exército Americano utilizada na Segunda Guerra mundial contra os Nazistas e tinha o propósito de tentar desmoralizar o exército inimigos, semeando o máximo de confusão entre as suas tropas e provocações, a fim de acelerar o seu desmoronamento. Para o sucesso de funcionamento dessa rádio o cuidado com a sutileza das informações, entretenimento conquistador deveria ser eficaz. Deveria ter um extremo cuidado com os jargões e vocabulários utilizados, pois qualquer erro na inflexão da voz ou no sotaque do locutor poderia significa o afastamento temporário de um certo número de ouvintes irritados, no caso de uma emissora secreta pretendendo passar por alemã, tais incidentes trairiam imediatamente a estação e poderiam conduzir ao fim de sua existência útil.

Boa leitura e que o Espirito Santo os ilumine o entendimento!

Anderson de Carvalho Borges

sábado, 19 de junho de 2021

46 - COMO ESCOLHER UM LIVRO CRISTÃO PARA LER E CRESCER ASCENDENTEMENTE NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO SOBRE DEUS?

 

Quando for escolher um livro cristão para ler não escolha primeiramente pelo título, tema desejado ou o mais atraente, ESCOLHA LIVROS PELOS AUTORES e depois por títulos. Os autores com mais profundidade no ensino sobre a inerrante Palavra de Deus, vida cristã e teologia são os que fizeram a reforma e/ou viveram a pós-reforma. Estes autores tinham uma profunda intimidade com Deus eram homens de intensa oração e voraz no estudo das Escrituras Sagradas e por essa razão os seus escritos são alimento sólido para o espírito.

Os autores da reforma e pós-reforma que escreveram muitos livros e que sobreviveram ao tempo e chegaram até a nossa geração foram: Jonathan Edwards; John Owen; John Flavel; J. C. Ryle; Thomas Watson; A. W. Pink; John Knox; Willian Perkins; Charles Spurgeon; Jhon Bunyan,. Martinho Lutero, João Calvino.

Os autores contemporâneos que bebem destes autores da reforma e pós-reforma que também escrevem com excelência posso citar: J. I. Packer; Joel Beeke; D. M. Lloyd-Jones; R.C. Sproul; Paul Washer e Gise Van Baren; Paulo Jr; Algusto Nicodemus; Hernandes Dias Lopes e Josemar Bessa.

Tenha uma ótima leitura, que o Espirito Santo ilumine os vossos corações!

Anderson de Carvalho Borges

segunda-feira, 31 de maio de 2021

45 FIQUE LINDA!


A dedicação aos filhos e a casa é fundamental para se ter famílias fortes, mas não pode esquecer-se de cuidar de si mesma, preservar a saúde deixando de comer alimentos não saudáveis, fazer atividade física, cuidar da beleza e aparência.

Não esqueça que és a namorada do seu marido e é preciso conquistá-lo todos os dias. Dentro do casamento é importante continuar a ser atraente, e esse foi um dos quesitos que você o conquistou.

Não fique linda para as pessoas em volta, para atrair olhares dos homens na rua, ou elogios das amigas, fique linda para o seu marido, para quando ele te ver venha lembrar do primeiro beijo.


Anderson de Carvalho Borges

44 O CULTO NO LAR TAMBÉM PODE SER MUITO SIMPLES

 


O melhor momento para o culto no lar é quando todos da família estão reunidos naturalmente, por exemplo aqui temos esse momento antes de dormir. Não precisa necessariamente ter esse momento todos os dias.

1)                Abertura com uma oração, (oração de exaltação a Deus e perdão dos pecados) a escolher que fará a oração, mas quando a família não está habituada ao culto no lar o chefe da família mesmo ora, mas com o tempo pode pedir a outros integrantes da família. Caso a criança queira fazer a oração a deixe fazer (mesmo com toda a simplicidade dela) e não cometa o erro de achar que tende orar depois para reforçar a oração da criança.

2) Leitura de um versículo a escolher (geralmente escolho um salmo)

3) Adoração com Louvores: dois ou três louvores aproximadamente (a escolha).

4) Palavra: Pode ser uma breve e curta reflexão e que esta esteja ao alcance do entendimento de todos, quanto mais simples melhor. A mensagem sempre deve passar pela cruz. Casos não saiba dar uma palavra leia uma passagem bíblica e está ok.

5) Oração e intercessão Saúde, emprego, sabedoria, família etc... (mesmas sugestões do item 1).

6) Encerramento com um versículo.

 

Anderson de Carvalho Borges

43 A VIDA CRISTÃ É UM BLOCO SÓ

 

A vida do cristão NÃO é dividida em partes como vida no trabalho, vida na igreja, vida em casa, vida espiritual, vida com os amigos, vida com o namorado(a), vida na escola/faculdade e etc. A vida do cristão é uma só, como se fosse um único bloco e toda ela é para glorificar a Deus como um constante culto. Como a Palavra de Deus ensina, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31.

Anderson de Carvalho Borges.

42 A CULTURA DA IGREJA

 

A cultura da Igreja, noiva de Cristo, não é norteada por costumes regionais, geografia local, temperatura ambiental, subculturas de amizades, mídia, músicas e etc. A cultura da Igreja, a priori, é a cultura cristã. A cultura cristã é norteada unicamente pela inerrante e inefável Palavra de Deus que é a Bíblia sagrada.

A cultura cristã glorifica a Deus em tudo (I Coríntios 10:31), a nossa família deve ter a cultura cristã, os nossos filhos devem ser educados dentro da cultura cristã e isso é inegociável.

Não estou afirmando que devemos nos privar totalmente da cultural regional e sim que devemos ser norteados integralmente pela Palavra de Deus para que não corramos o risco de utilizar a cultura regional para viver na idolatria, na promiscuidade e na imodéstia.

Como povo eleito de Deus, somos estrangeiros em terra estranha (1 Pedro 2:11) e apesar de estarmos no mundo, não somos do mundo Jo 15:19 e 2Co 1:12 e por isso a nossa cultura tem origem em Cristo.

Anderson de Carvalho Borges